terça-feira, 15 de novembro de 2011

Crónica: Hindi Zahra Apresenta Handmade Em Lisboa



Hindi Zahra, talvez não vos diga nada, como a mim também não, até inesperadamente ter assistido ao seu concerto na mais recente sala de espectáculos da capital, Sala TMN Ao Vivo a 10 De Novembro.

A marroquina, veio pela segunda vez a Portugal (a 1ª no Festival Sintra Misty), para dar-nos a conhecer em concerto com nome próprio o seu 1º CD Handmade (2010).

Entrando em palco com uma música serena e fazendo-se acompanhar por uma viola, sentiram-se as boas vibes que nos queria transmitir! Entra o resto da banda e conquista-nos cantando "Beautiful Tango", uma melodia que flui inocentemente e aumenta a emoção conforme se vai ouvindo. Não apenas numa doce voz, deu-nos a conhecer os seus dotes de guitarra, num momento em que pousou a viola e trocou o instrumento.

Foram óbvias as influencias soul, jazz, funk, indie pop, chamam-lhe o que quiserem, parece uma artista que "bebeu de várias fontes, do mundo inteiro" e juntou várias melodias, fazendo, a sua melodia, que nos transmite numa doce e sensual voz! A mesma que diz ter sido influenciada por artistas como Ali Farka Touré, Aretha Franklin ou 2Pac Shakur, canta em francês ou inglês ou berbere, nunca esquecendo as suas raízes, algo que se fez sentir em diversas canções.

"Hindi Zahra tem um gentil, original e ondulante sentido de melodia. Com um subtil e suave acompanhamento de guitarra, um traço de guitarras ciganas entre acordes e uma insinuação de blues. O tempo pára. Intenso, íntimo, com vibrações poéticas e timbre felino aveludado", escreve a promotora Uguru, que a representa em Portugal.

Radicada em França, a artista vencedora do prémio Constantin e um Victorie De La Musique, tem até ao final do mês vários concertos agendados, sempre em nome próprio, em diversos países. Sem duvida que Hindi Zahra é uma artista que tem tudo para conquistar a música e o mundo com as suas melodias cheias de boas vibrações.

Sem comentários:

Enviar um comentário