domingo, 27 de novembro de 2011

Crítica: J. Cole - "Cole World: The Sideline Story"

Columbia Records, 2011
Foi este ano, a 27 de Setembro que a Roc Nation (produtora criada por Jay-Z) lançou então o esperado álbum Cole World: The Sideline Story. Não gosta de ser comparado a Drake porque diz que não têm o mesmo objectivo quanto à mensagem que querem passar com as suas canções, o facto é que neste álbum de J.Cole há uma colaboração de Drake na faixa ‘In The Morning’, que por curiosidade também saiu no álbum de Drake. Este álbum é uma novidade porque é o primeiro de J.Cole e conta com participações de Missy Elliot em "Nobody’s Perfect", de Jay-Z em "Mr Nice Watch" e de Trey Songz em "Can't Get Enough", sendo que quinze das dezoito faixas foram produzidas e escritas pelo próprio J.Cole, o que o leva em muitas faixas a uma marca mais pessoal, como em "Breakdown", "Dollar And A Dream III" e "Lost Ones". "Work Out" foi o primeiro single a ser lançado, deixando apenas a expressão ‘ganda som’, mas para o estatuto que J.Cole quer, deveríamos dizer ‘isto vai ser um clássico’, de certeza que isso não vai acontecer em nenhuma das suas faixas do álbum, mas vamos dar-lhe o benefício da dúvida, afinal de contas, foi o grande ­­Jay-Z que o fez crescer, o que fez aumentar o número de controvérsias, pois há quem diga que foi esse facto que lhe deu o grande protagonismo para a sua grande revelação.

Mesmo não trazendo nenhuma novidade em termos de estrutura e quando algumas das faixas já são conhecidas das suas mixtapes, algumas já repetidas em algumas mixtapes produzidas desde 2007 (não estaremos cansados?) vendeu mais de 200 mil em sete dias, mesmo depois de se ter ‘espalhado’ na Internet, devido à fuga de uma loja de discos algures nos E.U.A.

Perguntamos porquê que "Who Dat" não foi incluído no álbum, afinal de contas é dos seus maiores êxitos.
Para quem estava à espera de um álbum bombástico, repleto de faixas novas e novas histórias, não o poderá dizer que assim é. Mas qualidade não lhe falta, não fosse a sua estadia permanente em alguns tops americanos desde o lançamento, de certo J.Cole veio para ficar.

4/5

Sem comentários:

Enviar um comentário