terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Dealema: mini-tour de apresentação de “A grande Tribulação”.



Os nortenhos passaram pela capital para apresentar a sua “última criança”. No espaço TMN, a noite contou ainda com a participação do espanhol Nach.


O quinto álbum, deste grupo de hip-hop do Porto, sucede assim a “Arte de Viver” de 2010 editado pela Optimus discos. Os MC’s e produtores, Mundo, Maze, Dj Guze, Ex-Peão e Fuze estão de volta com um trabalho mais real e sombrio, num formato clássico relembrando 1996, data do seu primeiro álbum “ Expresso do Submundo”.


Apresentaram-se em Faro, Lisboa e Porto (8,9 e 10 de Dezembro). Fizeram-se acompanhar por Nach, conceituado rapper espanhol, natural de Alicante, que trouxe consigo “Mejor que el silencio” (2011) o seu 8º álbum editado, que tem participações de Talib Kweli, Akhenaton, Dealema, entre muitos outros artistas conhecidos do público. E no Porto, contaram ainda com a participação especial do DJ Rob Swift.


Os Dealema foram adquirindo várias gerações de fãs ao longo do tempo e por isso mesmo os temas da actualidade estão bem presentes n’ “A grande Tribulação”. Da nova geração à educação, da mudança à esperança, das memórias ao futuro, é isto que predomina neste novo CD. A identificação do público com o álbum foi imediata, devido à sua circulação online, prova disso foi o coro da plateia que encheu e iluminou o espaço TMN ao vivo, no Cais do Sodré.


Um disco com duas caras, uma viagem em 3D pelas palavras, pelo lado mais negro da vida, pela crise actual, pelo circo do nosso mundo, com palhaços reais e aterradores - “Verdade ou consequência”.


Com mais de 15 anos de estrada os Dealema mantêm a juventude e rebeldia indispensáveis ao hip-hop e provam com este novo álbum porque continuam a ser uma referência na música nacional.


Joana Nunes e Hugo Tomé

Sem comentários:

Enviar um comentário